Uva
A parreira, a planta que produz a uva, é cultivada desde as épocas mais remotas. Na antiguidade, seu cultivo foi tão importante na Ásia menor e na Grécia, que originou o mito de um deus específico: Dionisio. A fruta compõe-se de vários bagos, que variam de tamanhosegundo a espécie. Cada bago tem uma camada fina que envolve a polpa e as semente. A cor também varia conforme o tipo : há uva com diferentes tonalidades de amarelo, de verde, de rosa, de roxo e até mesmo de preto. No Brasil, especialmente nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, são cultivadas algumas variedades de uva, como a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara-branca, a moscatel comum, a moscatel de hamburgo, a moscatel rosada e a uva itália. Entre as variedades importadas (geralmente da Argentina e do Chile), destacam-se a niágara roxa, a moscatel chilena e a chilena sem semente.
As uvas podem ser consumidas ao natural, como sobremesa ou no lanche, acompanhadas ou não de outras frutas. As de qualidade inferiror podem ser aproveitadas no preparo de doces, geléias, tortas, bolos, cremes, pudins eponches.
A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente a uva contém bastante açucar, pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais, como ferro, cálcio e potássio. A uva tem propriedades laxativas e diuréticas, estimula as funções do fígado e acelera o rítmo das contrações cardíacas. É recomendada para qualquer tipo de dieta, exceto para pessoas diabéticas e que fazem regime de emagrecimento.
Curiosidades do chá-verde
Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.
É bem provável que essa história nem seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente. Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário